EnglishPortuguês
+351 289 543830
Seg-Sex 9-13h e 14-18h

Gastronomia do Algarve

Para além de uma cozinha internacional de alta qualidade que decorre de expansão da indústria turística, o Algarve oferece uma saborosa gastronomia tradicional, fortemente influenciada pela culinária mediterrânea, com duas áreas geográficas distintas: a costa e as zonas do interior do Barrocal e Serra Algarvia. Pratos com peixe e marisco como principais ingredientes podem ser encontrados na costa do Algarve, enquanto frango e porco, acompanhados com vegetais frescos e leguminosas secas, são os principais ingredientes na maioria dos pratos cozinhados no Barrocal e na Serra Algarvia.

Firmemente enraizado no património gastronómico do Algarve, azeite é usado tanto para temperar como para cozinhar, juntamente com cebolas, tomates, pimentos, alho e ervas frescas como a salsa e coentros. O pão algarvio é muito saboroso e é usado frequentemente como um ingrediente principal na preparação de certos pratos.

No litoral, a principal fonte de ingredientes é o mar, com uma enorme variedade de peixes, como a sardinha, cavala e atum, ou o marisco, onde se destacam as ostras, ameijoas, conquilhas, lagostins e camarões. O polvo também é muito popular especialmente no Sotavento, preparado de diversas formas, todas elas perfeitamente deliciosas. Os pratos típicos da costa incluem peixes ou crustáceos cozidos numa panela de cobre de características únicas chamada “cataplana”, carapaus alimados com batata-doce, sardinhas assadas servidas com pão e salada, ou bife de atum à algarvia, para citar apenas algumas das muitas delícias.

No Barrocal e na Serra Algarvia os pratos tradicionais são guisados de carne, cozida lentamente com legumes e vegetais frescos, e os lanches entre as refeições, muitas vezes consistem em pão e azeitonas, e pequenas quantidades de chouriço.

As amendoeiras, figueiras e alfarrobeiras crescem em abundância nos pomares secos da região, fornecendo os ingredientes para a doçaria algarvia. Os tentadores bolos e doces da região traduzem as fortes influências da pastelaria artística, utilzando açúcar e amêndoas para produzir requintados bolinhos de “maçapão”, moldados com a forma de pequenos animais ou frutas. Outros doces deliciosos da região são o D. Rodrigo e o Morgado. O desafio para o visitante será escolher entre a enorme variedade de iguarias regionais.

Algarve beneficia de uma combinação excecional de clima, solo e localização, o que o torna, na terminologia vinícola, um excelente “terroir” para plantar vinha. Descubra a vasta oferta de vinhos da região disponíveis nos restaurantes do Algarve, ou adquira algumas garrafas para degustar em sua casa nos supermercados ou lojas de bebidas.

O Algarve também é famoso pelo seu “Medronho”, uma aguardente tradicional, feita a partir de medronho, um fruto doce que cresce selvagem no interior do Algarve.

Descubra aqui algumas das receitas típicas do Algarve.


Cataplana de Amêijoas

Ingredientes
(4 pessoas):
1.5kg amêijoas
150g cebola
100g chouriço
300g tomate
1dl vinho branco
2 dentes de alho
1 folha de louro
1.5dl de azeite
1 molho de salsa
50g bacon
Sal q.b.
Coentros a gosto
Pimenta q.b.
Preparação:
  1. Descasque e pique a cebola grosseiramente. Descasque o alho e pique-o finamente. Aqueça o azeite, junte-lhe o alho, cebola, louro e o molho de salsa e deixe refogar em lume brando.
  2. Junte o vinho branco e deixe-o fervilhar. Entretanto corte o chouriço em rodelas, e descasque o tomate retirando-lhe as sementes, para de seguida o adicionar ao refogado.
  3. Deixe cozinhar por 5 a 10 minutes e remova a folha de louro e o ramo de salsa.
  4. Adicione uma camada deste refogado ao fundo da cataplana, coloque as amêijoas por cima e cubra com o restante refogado. Deixe cozinhar em lume médio até as amêijoas abrirem. Decore com coentros a gosto antes de servir.

Gaspacho

Ingredientes
(4 pessoas):
70g pimento verde
90g pepino
200g tomate
200g pão
80g cebola
0.5dl azeite
2 colheres de sopa de vinagre
Água gelada
Oregãos a gosto
Preparação:
  1. Corte os pimentos, tomates, pepinos e cebolas em cubos pequenos e depois passe-os no liquidificador.
  2. Corte o pão em cubos, coloque-os numa taça e cubra-os com o preparado que liquidificou.
  3. Por último, tempere com o vinagre, azeite, oregãos e cubra com a água gelada. Tempere com sal a gosto.
  4. Para tornar este prato ainda mais refrescante, adicione-lhe alguns cubos de gelo.

Arroz de Lingueirão

Ingredientes
(4 pessoas):
1.2kg de lingueirão
2 dentes de alho
1dl vinho branco
200g arroz
1 folha de louro
Sal q.b.
1dl de azeite
140g tomate
140g cebola
70g pimento verde
Pimenta q.b.
Preparação:
  1. Lave cuidadosamente o lingueirão em água fria. Corte a cebola e o alho finamente. Descasque, limpe e corte os tomates em pequenos cubos. Lave e remova as sementes do pimento e corte-o igualmente em pequenos cubos.
  2. Coloque os lingueirões numa panela cobertos com água e deixe cozinhar. Logo que estejam cozidos, retire-os da panela e remova quaisquer impurezas da água da cozedura.
  3. Coe e reserve a água da cozedura. Refogue o alho, a cebola e a folha de louro em azeite.
  4. Quando o refogado estiver dourado, adicione os pimentos e tomates aos cubos e o vinho branco. Adicione a água da cozedura dos lingueirões e deixe levantar fervura.
  5. Adicione o arroz e tempere com sal e pimenta a gosto, deixando cozinhar por alguns minutos até o arroz estar perfeitamente cozido.

Dom Rodrigos

Ingredientes:
300g de fios de ovos
125g amêndoas descascadas
250g açúcar
1.5dl água
5 gemas de ovos
Canela em pó a gosto
Folha de alumínio
Preparação:
  1. Descasque e moa as amêndoas. Coloque o açúcar numa panela e adicione-lhe 1.5dl de água. Deixe ferver por 5 minutos. Adicione as amêndoas, mexa e deixe ferver por mais 3 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer.
  2. Adicione as gemas de ovos batidas, agitando constantemente até a mistura levantar fervura. Retire do lume e reserve até estar completamente fria.
  3. Corte 20 quadrados de folha de alumínio com 18cm de lado e coloque-os na sua bancada de trabalho.
  4. Coloque uma porção pequena de fios de ovos em cada quadrado. Faça um buraco no meio de cada e junte-lhe o preparado de amêndoa. Polvilhe com canela em pó. Aconchegue os fios de ovos até a mistura de amêndoas ficar incorporada.
  5. Junte os cantos do quadrado de folha de alumínios e retorça para fechar o embrolho.

Bolos de Maçapão do Algarve

Ingredientes:
500g açúcar
500g amêndoas sem casca
1 clara de ovo
Preparação:
  1. Descasque, seque e moa as amêndoas. Misture com o açúcar até formar um preparado fino e uniforme.
  2. Coloque a clara de ovo num recipiente juntamente com a mistura de amêndoas e açúcar, e misture suavemente com as mãos até formar uma pasta uniforme. Logo que a pasta esteja suficientemente consistente para moldar, poderá então criar as formas que pretende.